segunda-feira, 24 de maio de 2010

PASSEIO DE ESTUDOS - NÓS E O 5º ANO

CÂMARA DE VEREADORES

BIBLIOTECA PÚBLICA


POLUIÇÃO DO RIO DOS SINOS


PALESTRA NO MUSEU HISTÓRICO


sexta-feira, 21 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

POLUIÇÃO SONORA

No dia 25 de abril nós aprendemos que poluição sonora pode ser o carro com som muito alto.

Você sabia que quando você escuta som muito alto você pode estar prejudicando seus ouvidos?

(Ritiele - 9 anos)

RIO DOS SINOS


O Rio dos Sinos é um dos mais importantes da região. Ele nasce em Caraá, Santo Antônio da Patrulha. Seus primeiros quilômetros após a sua nascente é um rio com águas limpas, possui cachoeiras, vegetação bastante diversificada e sua correnteza é bastante rápida. Quando chega nas cidades que possuem indústrias é onde começa a poluição do rio. No curso do rio são encontrados várias espécies, desde microorganismos até animais mamíferos, porém hoje várias espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção, por causa da poluição. O Martim Pescador é a ave símbolo do Rio dos Sinos, que possui diversos tipos de peixes, como traíra, lambari, jundiá, viola, pintado, dourado, cascudo e outros. A mata na beira do rio é muito importante porque serve para proteger a margem do rio e os filhotes que vivem ali. Por este rio ser importante para a região, pois é dele a água que bebemos e usamos na nossa casa, devemos cuidar dele, não poluir suas águas. A água é necessária para todo ser vivo.


(Geovana - 9 anos)

A POLUIÇÃO DO RIO DOS SINOS

Hoje nós estudamos sobre o Rio dos Sinos. Há muito tempo ele era limpo e muito bonito e tinha muitos peixes. O Rio dos Sinos começa numa cachoeira. Hoje com o crescimento das cidades, as pessoas jogam esgoto direto no rio e assim poluem a água e matam os peixes. As pessoas não pensam que estão fazendo mal a elas, pois contaminam a água que mais tarde vão beber.

(Diulieny - 10 anos)

POLUIÇÃO


Vamos ajudar o planeta. Ele está pedindo socorro por causa da poluição. Está na hora de socorrer o planeta. O planeta é importante. Gente, para acabar com a poluição é só parar de botar lixo no chão, parar com o desmatamento das árvores, porque a árvore é o pulmão da terra. Então vamos ajudar o planeta.

(Kathiana - 9 anos)

RIO DOS SINOS


O Rio dos Sinos é um caso sério. Nós devemos cuidar do nosso ambiente. Devemos gastar menos água, não ficar o tempo inteiro debaixo do chuveiro e também não ficar o tempo inteiro com a torneira ligada. Nós todos ficamos chocados com a poluição da água e os peixes todos mortos. Eu quero que todos cuidem da água.

(Renata - 15 anos)